Agatha Christie é uma mestra do suspense, e estes três livros são alguns de seus melhores. Descubra os mistérios e thrillers mais fascinantes que te envolverão até a última página!
Introdução
Agatha Christie é um fenômeno no gênero policial. A escritora nasceu em Torquay, cidade da Inglaterra, no anos de 1890, e se tornou a romancista mais vendida de todos os tempos, dona de uma prolífica bibliografia, bem como criou alguns mais emblemáticos investigadores da literatura.
Afinal, Hercule Poirot e Miss Marple estão no panteão das mentes dedutivas prodigiosas, junto a Sherlock Holmes, Auguste Dupin, Philip Marlowe e Jules Maigret.
Não obstante, decidimos elencar três obras de Agatha Christie que apresentem três de seus personagens principais mais destacáveis, o que nos tira alguns clássicos da lista, obviamente. Todavia, seria uma tarefa hercúlea pinçar apenas três livros da escritora sem um viés de escolha.
Ao longo de sua carreira, são oitenta romances policiais e coleções, sendo traduzida para mais línguas do que Shakespeare e adaptada inúmeras vezes para o cinema e para a televisão.
Os 3 Livros Mais Fascinantes de Agatha Christie Para Fãs de Suspense
Agatha Christie é uma autora lendária conhecida por seus mistérios envolventes e emocionantes romances de suspense.
Se você deseja mergulhar no trabalho dela, aqui estão três de seus melhores livros que certamente o manterão viciado do começo ao fim.
Prepare-se para ser transportado para um mundo de intrigas, enganos e reviravoltas inesperadas.
1) “Assassinato No Expresso Oriente” (1934)
Quiçá, esta é a mais importante trama do baixinho e sempre bem vestido detetive belga Hercule Poirot, um dos maiores detetives da ficção policial que se vê diante de um envolvente mistério, com um desfecho surpreendente.
Na trama, pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso Oriente, um trem de luxo que está surpreendentemente cheio naquela época do ano.
Na manhã seguinte, o passageiro norte-americano Samuel Edward Ratchett é encontrado morto com doze facadas em sua cabine que estava com a porta trancada por dentro.
Sim, este é um artifício largamente utilizado (Edgar Allan Poe e seu Auguste Dupin que o digam), mas a forma com que as pistas falsas são colocadas no caminho de Poirot para despistá-lo dão um sabor tão especial à trama, que ele apresenta duas soluções para o mistério.
“Assassinato no Expresso do Oriente” é um romance clássico de Agatha Christie que foi adaptado para vários filmes e programas de TV.
2) “Convite Para Um Homicídio” (1950)
Miss Jane Marple é um dos personagens mais simpáticos e carismáticos da literatura policial.
Cabelos muito brancos, pele rosada e enrugada, olhos profundamente azuis, suaves e inocentes, sempre envolta em xales, coberta de lã e dona de uma mente analítica capaz de rivalizar com Mr. Homes em jogos dedutivos entre um chá e outro no apartamento 221B, na Baker Street.
E nada atiça mais esta mente do que uma cena de homicídio, onde demonstra uma determinação inabalável em tramas que misturam suspense, humor e mistério.
Em “Convite Para um Homicídio”, numa tranquila e monótona manhã no pequeno vilarejo inglês de Chipping Cleghorn, um anúncio no jornal local deixa os habitantes em polvorosa: todos são convidados a presenciar um homicídio.
Pensando ser apenas um jogo de detetive, os vizinhos comparecem em peso, sem estar preparados para o que viria a seguir. Em meio a passados nebulosos e jogos de aparências, o cenário descortinado revela que ninguém é o que parece ser, nos oferecendo um magistral e surpreendente desfecho oferecido pela perspicaz mente de Miss Marple.
Por isso tudo “Convite Para Um Homicídio” é um dos livros mais fascinantes de Agatha Christie para fãs de suspense.
3) “O Cavalo Amarelo” (1961)
Um dos meus favoritos livros de Agatha Christie traz o inspetor Lejeune como protagonista, um homem de imaginação, capaz de enxergar por um prima menos ortodoxo que combina perfeitamente com a trama macabra e fantasiosa empregada em “O Cavalo Amarelo”.
Nada me tira a impressão de que o olhar aberto do agente Moulder, de Arquivo X, tem muito do inspetor Lejeune.
Mas isso é outra história! Nesta trama, forças estranhas e perigosas, aliando velhas crenças a conhecimentos científicos, são responsáveis por assassinatos à distância, por telepatia.
Este era um assunto muito discutido na época de confecção do livro, uma teoria conspiratória que tratava de como a CIA e os russos trabalhavam em criar assassinos remotos.
“O Cavalo Amarelo” apresenta uma organização criminosa dedicada à eliminação de pessoas ricas, que não emprega assassinos profissionais, uma vez que suas vítimas morrem de doenças, deixando sobreviventes que lucram com as mortes.
Numa engenhosa e intrincada rede de investigações Agatha Christie apresenta uma de suas melhores e menos lembradas obras, com um final acachapante!
“Cavalo Amarelo” é um dos romances mais famosos de Agatha Christie, e por um bom motivo. Com um elenco de personagens intrigantes e muitas reviravoltas, “Cavalo Amarelo” é leitura obrigatória para qualquer fã de suspense e mistério.
Menções Honrosas:
Claro que estes três livros não são os maiores clássicos da autora, exceto por “Assassinato no Expresso Oriente”, escolhidos pela nossa condição de apresentar investigadores moldados pela engenhosa mente de Agatha. Outras obras também são altamente relevantes como (clique nos nomes dos livros para conferir cada um deles):
- “E Não Sobrou Nenhum”;
- “O Misterioso Caso de Styles”;
- “O Homem do Terno Marrom”;
- “O Assassinato de Roger Ackroyd”;
- “O Mistério dos Sete Relógios”;
- “Os Crimes ABC”;
- “Morte na Mesopotâmia”;
- “Assassinato no Beco”;
- “A Mansão Hollow”;
- “Depois do Funeral”;
- “Os Relógios”;
- “Os Elefantes Não Esquecem”;
- “Cai o Pano”.
Conclusão
No final das contas, mergulhar nos livros de Agatha Christie é como embarcar num trem sem destino certo, onde cada parada é uma nova surpresa. E, convenhamos, não é todo dia que nos deparamos com mistérios que nos envolvem assim, feito uma névoa, nos deixando com gosto de “quero mais”.
Leia Mais Sobre Literatura
- 5 livros grátis no Kindle que você devia ler antes de morrer
- Hermann Hesse: 3 Livros que Você Devia Ler Antes de Morrer
- 22 Livros Clássicos de Ficção Científica pra Ler Antes de Morrer
- Stephen King: 3 livros do Rei do Terror que merecem ser redescobertos
- 13 Livros Curtos e Excelentes Para Ler em Apenas Um Dia
Outros Artigos que Podem Ser do Seu Interesse:
- Kindle Unlimited: 10 razões para usar os 30 dias grátis e assinar
- Os 6 melhores fones de ouvido sem fio com bateria de longa duração hoje em dia
- Edição de Vídeo como Renda Extra: Os 5 Notebooks Mais Recomendados
- As 3 Formas de Organizar sua Rotina que Impulsionarão sua Criatividade
- Camisetas Insider: A Camiseta Básica Perfeita para o Homem Moderno